IPTU Jundiaí 2018

IPTU de Jundiaí terá correção para imóveis supervalorizados em 2018

A Prefeitura de Jundiaí enviou para a Câmara Municipal projeto corrigindo a Planta de Valores de 162.270 imóveis, porque nos últimos 10 anos não houve atualização monetária nos seus cadastros. Alguns imóveis foram valorizados em 400% e há outros valorizados em mais de 1.000%.

A correção média é de até 25%. Um imóvel do Vianelo tem valor venal de cerca de R$ 150 mil, enquanto que em anúncios de imobiliárias está por mais de R$ 1 milhão. Na Chácara Urbana um outro tem valor de R$ 176 mil, mas é vendido a R$ 1,2 milhão. O mesmo ocorre com casas da região da Malota e dos novos condomínios horizontais.

A Prefeitura pretende distribuir os carnês com base na nova Planta de Valores no mês de janeiro, por meio dos Correios. O IPTU será entregue em forma de carnê. Algumas prefeituras resolveram abolir essa forma de pagamento, para economizar com material impresso e papel, enviando às residências apenas os códigos de barras para pagamentos, como ocorre com o IPVA. A Prefeitura de Jundiaí informa que não vai mudar o sistema, por enquanto.

Valor Venal IPTU Jundiaí 2018

IPTU Jundiaí 2018O valor venal de um imóvel refere-se a uma estimativa de preço por compra e venda que o Poder Público estipula para determinados bens — ou seja, o preço que o imóvel alcançaria em uma transação à vista. A finalidade principal dessa avaliação é definir o valor de emolumentos administrativos ou judiciais — quando necessário — e, principalmente, de certos impostos.

Como exemplo, temos a cobrança do IPTU ( Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana ) em nível municipal. Alguns coeficientes são considerados para o cálculo do valor venal do imóvel — que podem variar de cidade para cidade. Normalmente, o cálculo leva em consideração as características do imóvel ( posição, idade, tipologia ), a função da área da edificação, a utilização ( comercial, residencial ou outros ) e a média de valor do m² para os imóveis no mesmo logradouro ( valor unitário padrão ). No entanto, cabe reforçar que o cálculo varia em cada cidade.

IPTU Jundiaí 2018 Parcelamento – Quantas Parcelas?

Ao emitir/receber seu boleto referente ao IPTU Jundiaí 2018 você poderá dividi-lo em até 10 vezes, sendo necessário pagar esse valor todos os meses até ser finalizado. O parcelamento pode ser feito por pessoa física ou jurídica.

Consulta e como emitir o boleto do IPTU Jundiaí 2018?

Emitir o boleto do IPTU Jundiaí 2018 é muito fácil através do site da Prefeitura de Jundiaí. É possível emitir os boletos através do sequencial do imóvel acessando o Portal de Finanças no site da Prefeitura de Jundiaí. Para emitir os extratos acesse: https://www.jundiai.sp.gov.br/iptu

*Este site não coleta dados, você será redirecionado ao sistema oficial da Prefeitura de Jundiaí.

IPTU Jundiaí 2018 Segunda Via

A segunda via do IPTU Jundiaí é feita da mesma forma que a emissão do boleto. Acesse o site da Prefeitura acima e consulte o IPTU informando os dados solicitados.

IPTU Jundiaí 2018 Débitos Atrasados

O IPTU Jundiaí é cobrado todos os anos pela prefeitura da cidade e é importante ficar atento as datas e aos valores que são relacionados ao seu pagamento. Os valores de impostos em atraso, de exercícios anteriores, podem ser parcelados pela internet, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Porém quanto mais parcelas, o ônus é maior para o contribuinte. Sobre o valor do imposto atrasado, corrigido monetariamente, incidem multa de 20% e juros de 1% ao mês.

IPTU Jundiaí 2018 Certidão

A Certidão Negativa de Débitos ( CND ) Jundiaí é um documento emitido por qualquer órgão do governo. Ele confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem. É como um atestado de regularidade. É possível emitir a CND de Jundiaí no site da Prefeitura.

Isenção IPTU Jundiaí 2018

Têm direito a esse benefício os aposentados ou pensionistas que atendam às seguintes condições:

• A casa objeto da isenção deve ter até 120m² de área construída;
• Receber até 3 salários mínimos de aposentadoria ou pensão;
• Ser proprietário de um único imóvel e que nele resida.

Como solicitar

A solicitação desse benefício deve ser feita no posto de atendimento da Prefeitura dentro do Poupatempo (veja o endereço e o horário de atendimento).

Devem ser apresentados os seguintes documentos:

1. Formulário devidamente preenchido
2. Cópia do CPF e RG (quando pessoa física);
3. Cópia da Certidão de Óbito e Certidão de Nascimento ou RG do herdeiro (no caso do proprietário ser falecido); neste caso apresentar documento de nomeação do inventariante e CPF e RG. No caso de não haver inventário, apresentar cópia do RG e CPF;
4. Cópia do Carnê de IPTU;
5. Cópia da Matrícula do Registro de Imóveis atualizada (com no máximo 1 ano de emissão) ou escritura sem registro ou contrato de compromisso de venda e compra;
6. Procuração (se a solicitação estiver assinada por terceiros) e CPF e RG do procurador;
7. Se pensionista, cópia do atestado de óbito, inventário, RG, CPF e endereço de todos os filhos (mesmo que não residam no imóvel);
8. Extrato atual do pagamento do INSS.

Observação: Deve ser solicitado até o último dia útil do mês de dezembro de cada exercício, sob pena de perda do benefício fiscal no ano seguinte.