Jundiaí vira cidade executiva
quinta-feira, 6 de outubro de 2011Até 2014 Encontra Jundiaí deve ganhar 1.285 salas comerciais. Desse total, 1.182 são de prédios voltados não apenas para a instalação de escritórios ou consultórios, como para médicos, mas também para o comércio e prestação de serviços. É o conceito de smart mall que chega com força à cidade.
O novo ciclo imobiliário é alicerçado em vantagens que só Jundiaí possui. Localizada estrategicamente entre Campinas e São Paulo, a cidade bem servida por rodovias é um dos principais polos logísticos do Estado. “E isso tem atraído muito investimento para cá. São indústrias que chegam e precisam de escritórios na cidade para abrigar seus executivos”, explica o corretor de imóveis Josué Spinace, que atua há mais de 30 anos na cidade.
Outro fator que explica esse crescimento, segundo ele, é a busca por qualidade de vida. “Muitos executivos estão trocando São Paulo por Jundiaí, não só para morar, como também para trabalhar aqui”, observa. A alta demanda também têm causado repentina valorização dos imóveis já prontos para serem ocupados. Há cinco anos, uma sala comercial de 50 m², com uma vaga na garagem, valia, em média, R$ 150 mil. “Hoje esse valor dobrou, o mesmo imóvel custa R$ 300 mil”, afirma Josué.
valores/ Os preços dos novos empreendimentos, ainda comercializados na planta, ficam entre R$ 5 mil e R$ 8 mil o metro quadrado – valor bem competitivo em relação a São Paulo.
Aluguel é arriscado
Segundo o corretor Josué Spinace, o alto custo dos novos empreendimentos não compensa o investimento em salas para aluguel. “O valor da locação está muito baixo em Jundiaí”, explica.
Negócio próprio
Segundo o corretor, o perfil dos compradores dessas novas salas é basicamente de empreendedores. “São pessoas interessadas em abrir o próprio negócio ou montar um escritório”.
Maior parte dos prédios está no eixo da 9 de Julho
Os novos prédios comerciais de Jundiaí estão concentrados no bairro Chácara Urbana, no eixo da avenida 9 de Julho. São quatro torres em construção que estão mudando a paisagem daquela região. Em outros pontos da cidade, como o Campos Elíseos e a Bela Vista, as construtoras também erguem edifícios para lojas e escritórios.
“Jundiaí está localizada numa região estratégica, que abriga ao mesmo tempo um polo empresarial e opções valorizadas de moradia e qualidade de vida. Além desses fatores, investimentos de infraestrutura previstos para a região nos fazem apostar no potencial econômico e de desenvolvimento da cidade”, afirma Marcelo Melo, diretor de incorporação da Gafisa, construtora que está erguendo uma torre comercial de 25 andares na Chácara Urbana.
Segundo a Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), o número de 1.285 novas salas comerciais refere-se apenas aos prédios de escritórios e smart malls. Se for somado ao Jundiaí Shopping, que está sendo construído pela Multiplan, também na 9 de Julho, seria necessário acrescentar na conta mais 193 lojas e 17 âncoras. A previsão é de que o shopping seja inaugurado em setembro de 2013.
Fonte: Rede Bom Dia
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