Evento no Shopping Paineiras reúne artistas em mostra ecológica em Jundiaí
segunda-feira, 13 de junho de 2011O trabalho premiado do fotógrafo Mike Bueno é uma das atrações da exposição “Vida”, aberta até o dia 26 de junho no Shopping Paineiras em Guia Jundiaí. Mas quem for ao local vai se surpreender com seis designers, como o gaúcho Itelvino Jahnn, que constroi móveis com madeiras descartadas na natureza.
“Reunimos o trabalho do Mike no Pantanal porque é maravilhoso e mostra a beleza e a diversidade da fauna brasileira”, diz Sandra Setti, curadora da mostra.
Ela viajou pelo país atrás de autores que, além do trabalho ecologicamente correto, também tivessem a mesma postura no cotidiano. “Fui até as casas, conheci as famílias. Tudo para trazer o trabalho mais verdadeiro possível”, afirma.
Foi nesse garimpo que colocou os seis artistas na bagagem. Dentre eles está a pernambucana Ana Paulo Castro, que faz esculturas com alumínio reciclado e mostra mapas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro feitos em recortes de chapas.
O próprio Jahnn, com seus móveis feitos de restos florestais de cerejeiras, abacateiros ou canela-doce, está totalmente envolvido com o tema.
Outros designers presentes são Sérgio Matos, Vagner Rodrigues, Lara Matana e San Sebastian, também com o mesmo perfil ecológico e descobertos pela curadora em suas andanças com olhar treinado pela carreira no ramo das artes plásticas.
Inspiração / De forma geral, os “ecodesigners” possuem inspiração direta na natureza. Se Jahnn cita os pedaços de tronco que recebe com Lavoisier (na vida nada se cria, tudo se transforma), as lâminas e articulados de Lara Donatoni Matana surpreende por estarem hoje sediadas em Cuiabá (MT), depois da artista passar por Curitiba e Belo Horizonte.
Já o paraibano Sérgio Matos tem buscado inspiração para poltronas em formas como da carambola e outras invenções da natureza (que já formam até campos industriais chamados de biomimetismo).
As fotografias que ancoram a mostra também são qualificadas. Algumas de suas imagens como a que ilustra esta página do BOM DIA são baixadas como “wallpapers” de computadores pelos sítios internacionais da National Geographic Society, uma das mais conceituadas entidades do setor.
Verde / A exposição, que segue até o outro domingo (26), pode ser vista diariamente das 9h às 21h no piso inferior do Paineiras, com entrada franca. “Estamos seguindo uma associação mais próxima com o tema ambiental que já temos desde o início”, afirma a gerente de marketing, Teresa Staeheli.
O centro comercial da avenida 9 de Julho foi um dos parceiros do projeto BOM DIA Verde, que teve um aperitivo da exposição no evento do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, no Parque da Cidade. Agora é para valer. E imperdível.
Beleza otimista, realismo pessimista
Apesar de reunir talentos que produzem obras para um novo tempo mais sustentável, a curadora Sandra Setti não nega que acha a preocupação atual com o meio ambiente um tanto insuficiente.
“Está tudo acontecendo antes do previsto. Já li cientistas apontarem falta de água em 2050 e veja só o problema que estamos enfrentando no mundo”, diz. Para ela, a mostra apoiada pelo Paineiras é mais uma entre tantas maneiras de buscar a conscientização sobre o tema. “Quem sabe com arte a gente não consiga pouco a pouco alertar mais para esse problema?”, indaga.
Fonte: Rede Bom Dia