Teatro Polytheama de Jundiaí é tombado como patrimônio histórico
sexta-feira, 19 de outubro de 2012O Teatro Polytheama, referência nos eventos culturais em Jundiaí (SP), foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arqueológico Artístico e Turístico (Condephaat). A mudança, além de preservar o teatro, prevê também a conservação de prédios e espaços que ficam ao redor dele.
Todo o processo levou mais de seis anos para ser concluído. Após o pedido de tombamento, foi feita uma análise sobre a importância do Polytheama para a cidade e para o estado de São Paulo. Os técnicos avaliaram também a história e a arquitetura do prédio.
O arquiteto Eduardo Carlos Pereira, um dos conselheiros do Condephaat, diz que, além do teatro, os imóveis ao redor, em um raio de 25 metros, também devem manter as características arquitetônicas. Qualquer mudança precisa de autorização previa.
O Polytheama foi inaugurado em 1911 e era o grande centro de diversão da cidade. Passou por várias reformas para se adequar à época. Em 1950, o teatro passou por um período de degradação e chegou a ser fechado e colocado à venda, mas na década de 80, teve início um movimento de resgate e reforma. Vários projetos de restauração foram apresentados. Em 1996, o teatro foi reinaugurado.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí abre inscrições para atividades no Centro Náutico
- Intercâmbio entre Jundiaí e Argentina no teatro
- Quase 400 pessoas assistiram a primeira apresentação de Elizabeth Savalla em Jundiaí
- Festa da Uva de Jundiaí valoriza história e cultura do interior
- Jundiaí recebe três apresentações gratuitas de Friziléia, com Elizabeth Savalla