Jundiaí lança internet gratuita à comunidade
segunda-feira, 12 de março de 2012Foi em tempo real que a técnica em segurança do trabalho Aurea Bárbara Gimenes Torolho, 22 anos, postou em sua rede social através de seu celular que estava no Parque da Cidade curtindo a manhã deste domingo (11).
Sem tempo para usar o computador, ela prefere acessar a internet pelo seu telefone e adorou a ideia de wi-fi (conexão sem fio). “Uso toda hora. Meu aparelho tem tecnologia 3G, mas com o wi-fi a conexão é mais rápida.”
O mesmo fez o jovem Angelo Francisco, 16 anos. Com um tablet nas mãos ele acessou sua página de uma das redes sociais enquanto aproveitava o descanso dos estudos neste domingo. “Sempre posto onde estou, além de comentários sobre o lugar. E agora vou postar a novidade na rede.”
Serviço
O lançamento do serviço de internet gratuita, mostrado ontem pelo Bom Dia, foi realizado no parque da Cidade, mas o wi-fi também está disponível nos sete terminais de ônibus do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano), além do Jardim Botânico e do Sororoca.
“A ideia é levar essa tecnologia para as áreas públicas. Às vezes as pessoas estão aguardando o ônibus, ou então curtindo um dia tranquilo no parque, mas precisam checar algum e-mail ou querem acessar a internet. Agora isso é possível”, explicou o prefeito Miguel Haddad (PSDB). Segundo ele, não houve uma solicitação dos cidadãos.
“Sentimos a demanda aumentando e nos antecipamos aos pedidos.”
Para o diretor da Cijun (Companhia de Informática da cidade de Jundiaí), Daniel Bocalão Júnior, nessa primeira fase estarão disponíveis postos para os usuários interessados efetuarem cadastros. “A princípio a pessoa pode utilizar meia hora da internet sem efetuar um cadastro mais completo, mas é preciso informar um e-mail válido.”
Daniel informou ainda que há previsão de expasão do wi-fi para outros parques como o da Uva. “Mas estamos estudando soluções de tecnologia para esses parques que ficam mais longe do centro da cidade.”
Como acessar
Para ter acesso, o usuário precisa efetuar um cadastro com um e-mail válido. Esse primeiro acesso dá direito a 30 minutos de internet. Já no segundo acesso ou no caso do usuário precisar de mais tempo online, ele precisa preencher um formulário com mais dados pessoais, conforme determina lei municipal.
40
usuários simultâneos. Essa é a capacidade inicial em cada ponto com wi-fi.
Quantidade ilimitada
Apesar de apenas 40 usuários terem conexão simultaneamente, segundo Daniel Bocalão, isso não impede que mais de 100 pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo. “São 40 usuários com trasmissão de dados. Por exemplo, no caso de 100 pessoas estarem conectadas, nem todas estarão carregando páginas ao mesmo tempo. Um usuários irá esperar um pouco até que a página acessada por outro seja carregada, e aí terá então o site acessado concluído”, explicou. O serviço será monitorado e dependendo da demanda o número de usuários simultâneos pode ser ampliado. Além disso, as conexões serão filtradas com restrição de acesso a sites de conteúdo impróprio.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Sem proposta, carteiros de Jundiaí continuam em greve
- Folclore brasileiro é atração em museu de Jundiaí
- Estudo inclui Campinas, Jundiaí e São José dos Campos em macrometrópole paulista
- Câmera flagra fuga de bando que praticava roubos por Jundiaí
- Polícia apreende mais de 2 t de produtos falsificados em Jundiaí