Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de Jundiaí

SENAI de Jundiaí

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de Jundiaí começou a funcionar em 1944, em instalações provisórias, oferecendo cursos nas áreas de metal, eletricidade e madeira. Nesse mesmo ano foi montado um Curso Extraordinário de Adestramento Têxtil, destinado a futuros aprendizes.

Em agosto de 1946 foi implantada na escola a oficina de cerâmica, onde eram desenvolvidos cursos de aprendizagem para as ocupações de modelador, moldador e decorador e dois cursos de aperfeiçoamento: modelista-decorador e desenho e criação de formas.

Em 1957 o SENAI começou a construir um prédio para abrigar a escola no bairro do Alto Anhangabaú, na confluência das ruas Carlos de Sales Bloch e Roberto Mange. O novo prédio foi inaugurado em agosto de 1961. Esta mudança, além de atender a necessidade de ampliação dos cursos já existentes, possibilitou a instalação da oficina de ferramentaria, montada em parceria com a Krupp Metalúrgica.

No ano de 1972, uma reforma do prédio praticamente dobrou a área construída da unidade. Assim, foi possível oferecer, de forma mais efetiva , programas de treinamento para a indústria. Em 1976, a escola recebeu patrono, passando oficialmente a denominar- se Escola SENAI "Conde Alexandre Siciliano".

Nos anos 1990, começou a oferecer cursos de aprendizagem industrial para as ocupações de ajustador mecânico, mecânico de automóvel, mecânico geral, torneiro mecânico, eletricista de manutenção, modelador de fundição e marceneiro. E também novos cursos de formação intensiva, aperfeiçoamento e especialização profissional para diversas áreas.

Em 2000, por meio de um convênio entre o SENAI e a Associação dos Panificadores de Jundiaí e Região, instalou-se na escola uma oficina de panificação e confeitaria, para desenvolver cursos voltados para o setor.

Em 2001 foi implantado, em parceria com a Escola SENAI "Mário Amato" de São Bernardo do Campo, um projeto especial para desenvolvimento do Curso Técnico em Plástico. A iniciativa exigiu novos investimentos na escola com a ampliação e modernização das oficinas e laboratórios.

O curso de ferramentaria desde 2002 é oferecido como aprendizagem industrial para a ocupação de Ferramenteiro de Moldes para Injeção de Termoplásticos. Em 2007 começou a funcionar na escola o núcleo de Tecnologia do Plástico.

 

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Jundiaí
Rua Engenheiro Roberto Mange, 95 - Anhangabaú - Cidade Jundiaí - SP
CEP: 13208-200
(11) 4523-6400




  Sobre o EncontraJundiaí
Fale com EncontraJundiaí
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jundiaí no Facebook siga o Encontra Jundiaí no Twitter Encontra Jundiaí no Google+


Termos EncontraJundiaí | Privacidade EncontraJundiaí