Sala Glória Rocha de Jundiaí

Glória Rocha nascida em Jundiaí aos 5 de março de 1920 e falecida em 24 de julho de 1971, Glorinha, assim chamada no vasto círculo de suas relações, foi a grande incentivadora da difícil arte de “Terpsicore”.

Foi o bailado sua paixão e tornou-se uma excelente “Balerina”, e uma dedicada professora.



Tendo sido, também, aluna da célebre bailarina de seu tempo Chinita Uhmann.

Dotada por suas sensíveis qualidades e verdadeira artista, Glorinha foi além da dança; a coreografia e a cenografia faziam parte de sua vida. Jundiaí conhecia de Glorinha sua inesgotável capacidade criadora, era constantemente solicitada em organizações para grandes espetáculos, onde sua arte esbanjava um visual admirável em sua época.

Pintora, cenógrafa e coreógrafa, sua arte era toda dedicada ao “Ballet”, criando daí o famoso “Ballet Jundiaiense” composto de jovens e crianças jundiaienses. Criou e fundou, ainda com grande êxito o “Instituto de Orientação Artística – IOA”, onde conseguiu granjear de seus conterrâneos uma justa admiração e orgulho, pelos belíssimos espetáculos que tinham sua direção. Porém, não só Jundiaí, sua terra natal, a aplaudiram, mas, também outras importantes cidades de nosso “hiterland”, incluindo Campinas, que sempre foi conhecida como importante centro cultural, assistiu e aplaudiu por várias apresentações do “Ballet Jundiaiense” em seu principal teatro, o Municipal.

Infelizmente, efêmera foi sua trajetória entre nós, mas Glorinha deixou-nos um mundo de recordações por meio de programas, recortes e fotos, como também nas críticas os maiores elogios da imprensa interiorana e da capital.

Jundiaí jamais esquecerá os grandes momentos de arte que foram vividos pela nossa inesquecível artista conterrânea. É inegável, dizer que hoje, apesar dos novos tempos em que vivemos, quanta falta nos faz a arte de uma Glória Rocha, cuja lembrança ainda guardam seus admiradores, que tiveram a oportunidade de viver os instantes de, que nossa Glorinha foi capaz.

Sala Glória Rocha em Jundiaí
Rua Barão de Jundiaí 1.093 – Bairro: Centro - Jundiaí - SP
(11) 4521-0971

Fonte: Prefeitura Municipal de Jundiaí





  Sobre o EncontraJundiaí
Fale com EncontraJundiaí
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jundiaí no Facebook siga o Encontra Jundiaí no Twitter Encontra Jundiaí no Google+


Termos EncontraJundiaí | Privacidade EncontraJundiaí