Museu da Energia de Jundiaí

Museu da Energia - O terreno foi comprado em 1905 e o prédio funcionou durante vários anos como a primeira estação transformadora da Empresa Luz e Força de Jundiaí, proprietária das usinas de Quilombo e Monte Serrat.

Edifício construído em alvenaria de tijolos, apresenta tipologia arquitetônica característica para abrigar equipamentos de uma estação transformadora.

Em 1927 o prédio é transferido juntamente com a empresa para a The São Paulo Tramway, Light and Power Co., Ltd. Em 1981 foi incorporado à Eletropaulo - Eletricidade São Paulo S.A., por ocasião da transferência da Light para o Governo do Estado de São Paulo. Em 1998 o imóvel passa a pertencer à Bandeirante Energia S.A., que no mesmo ano o transfere para a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo .

Em 6 de março de 2001 o Museu da Energia - Núcleo de Jundiaí foi aberto à visitação pública, com espaço que ocupa área de aproximadamente 750 metros quadrados, onde o visitante vai aprender sobre a história da energia elétrica, procedimentos de segurança e o uso racional da energia.

Missão e Valores

Criada em 1998 com a missão de preservar e divulgar o patrimônio histórico do setor energético paulista, a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo vem procurando ampliar sua inserção social e sua interação com o público em geral, sobretudo o escolar, através da intensificação de suas ações de educação e cultura.

Nessa perspectiva, iniciou neste ano o Projeto “Escolas Públicas no Museu da Energia ”, que graças ao incentivo da Lei Rouanet e ao apoio de empresas públicas e privadas, permitirá que mais de 50 mil estudantes da rede pública de ensino possam visitar os Museus da Energia mantidos pela Fundação, tendo transporte e ingresso gratuitos, além de uma oficina pedagógica para os professores, com temas ligados à educação ambiental, patrimonial e energética.

Horários para visitação pública:
Terça a sexta: das 10h às 17h
Sábado: das 10h às 14h.

Museu da Energia de Jundiaí
Rua Barão de Jundiaí, 202 - Bairro: Centro - Jundiaí - SP
(11) 4521-4997

Fonte: Fundação Energia e Saneamento





  Sobre o EncontraJundiaí
Fale com EncontraJundiaí
Anuncie no EncontraJundiaí
Cadastre sua Empresa no EncontraJundiaí (grátis)



Termos EncontraJundiaí | Privacidade EncontraJundiaí


Bandeira de Jundiaí