Festa da Uva de Jundiaí

Festa da Uva - Esse evento ocorre desde 1934, promovido pela Prefeitura do Município de Jundiaí e Associação Agrícola de Jundiaí.

O maior destaque desse evento é a exposição de várias espécies de uvas de mesa do município e região, dentre as quais destaca-se a variedade Niagara Rosada, originária de Jundiaí e pela qual o Município já foi distinguido pela Presidência da República com a outorga da ordem do Cruzeiro do Sul.

Por ocasião do evento, milhares de caixas de uvas e frutas de época, além da variedade de vinhos e atrações musicais, ficam a disposição de turistas e visitantes. A Festa da Uva de Jundiaí ocorre no Parque Municipal Comendador Antônio Carbonari, nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28, 29 de Janeiro de 2006.

Durante a Festa da Uva de Jundiaí uma equipe de Guias de Turismo levam os turistas não só conhecerem os pontos turísticos da cidade, como em plantações e adegas para degustarem a uva e vinho

Origem da Videira

A videira é uma das plantas de origem mais nobre que se conhece. Ela foi encontrada em achados fósseis que precederam ao aparecimento do homem.

Sob o ponto de vista mitológico ela é consagrada como símbolo da salubridade e da alegria.A videira, nos países vitícolas, além do ponto de vista econômico, é incentivo à colonização e garantia da fixação do homem ao solo.

A cultura da videira, sendo permanente, impede o nomadismo, radicando o homem à terra.

Os primeiros vinhedos jundiaienses

As pesquisas históricas nos levam a crer que os primeiros vinhedos apareceram no bairro do Caxambú. Tais vinhedos foram formados entre 1880 e 1890 e seus percursores foram os imigrantes italianos radicados naquele bairro. Dentre tais imigrantes jundiaienses, podemos citar Santo Cereser, Humberto Cereser, Orlando Fava, Giustiniano Borin, Santo Fontebasso e outras famílias ali radicadas.

Posteriormente houve desenvolvimento da videira em outros bairros e, em 1893, já existia uva também no bairro do Traviú.

As famílias Carbonari, Lourençon, De Marchi e outras iniciaram os vinhedos nesse bairro.
Em Jundiaí temos mais de mil propriedades que cultivam uva niagara rosada.

Os bairros que mais produzem são:
Caxambú, Traviú, Rio Abaixo, Engordadouro, Roseira, Rio Acima, Medeiros, Corrupira e Jundiaí Mirim.


Festa da Uva de Jundiaí
Avenida Jundiaí s/n – Bairro: Anhangabaú - Jundiaí - SP
(11) 4521 6837

Fonte: Prefeitura Municipal de Jundiaí





  Sobre o EncontraJundiaí
Fale com EncontraJundiaí
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jundiaí no Facebook siga o Encontra Jundiaí no Twitter Encontra Jundiaí no Google+


Termos EncontraJundiaí | Privacidade EncontraJundiaí