Serra do Japi exige cuidados e Guarda Municipal de Jundiaí vai se instalar no local
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010Considerado o símbolo número 1 de Jundiaí, a Serra do Japi exige cuidados maiores nas áreas de amortecimento da Ermida, da Malota, da Santa Clara e da Terra Nova. E até mesmo dentro da área tombada.
Um “trailler” adaptado deve servir de base móvel para o trabalho da Guarda Municipal na região de Santa Clara. Com a sobrecarga de operações de fim de ano, o apoio da Polícia Militar foi solicitado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
E um dos focos dessa movimentação, a cachoeira de Morungaba, está mais cercada. “Estamos discutindo o caso de ser um parque natural municipal, como previsto no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação)”, diz Renata Freira, diretora de meio ambiente.
Para a cantora Ná Ozetti, que integra o Conselho de Gestão do Território da Serra do Japi, o envolvimento do conselho “deve ser feito em todos os temas dessa área”.
O conselheiro Antonio Mendes Pereira alerta que o condomínio Chácaras da Ermida, que causou as passeatas pelo tombamento em 1978, está sendo retomado. Outra integrante, Patrícia Polli, acha que é preciso mais detalhes de uso de ZUE (Zonas de Urbanização Especial) previstas no Plano Diretor.
A procura por estradas da serra no verão é um dos motivos de preocupação. Há planos de estradas-parque, como na região da Terra Nova e Santa Clara, mas há medidas imediatas. “Se não agirmos damos argumento para defensores do parque estadual”, diz a moradora Ione Candioto.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Transporte de antigo avião da FAB mobiliza equipe em Jundiaí
- Prefeitura de Jundiaí intensifica sinalização com 5 mil placas fabricadas em 2010
- Itatiba e Jundiaí estão entre as 10 melhores cidades para se viver
- A Equipe do Encontra Jundiaí deseja a todos um Feliz 2013
- Prefeitura de Jundiaí realiza Workshop para debater a criação do Parque Tecnológico