Prefeitura de Jundiaí vai agir para que trânsito melhore no Sesão
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011Quem nunca ficou na dúvida se ia ou se ficava no entroncamento em frente ao Sesão, que acelere primeiro… E boa sorte!
Local de grande fluxo de veículos o dia todo e tido como infernal em três horários de pico, de manhã, no almoço e no fim de tarde – com chegada e saída de pais e vans que levam e trazem estudantes -, o encontro das avenidas Antônio Segre e União dos Ferroviários com a rua Bandeirantes vai mudar.
O prefeito Miguel Haddad (PSDB) pediu um estudo detalhado e agora parte para o novo projeto, que vai mexer radicalmente ali. Os motoristas de Jundiaí agradecem.
Problemas na geometria das vias, excesso de carros e motoristas sem paciência para respeitar uma sinalização confusa por natureza são fatores que resultam em um trânsito caótico naquele ponto.
Para o taxista Otávio Sacarelli, 72 anos, que trabalha há 30 no local, o principal problema é falta de educação dos motoristas. “Já perdi as contas de quantas vezes presenciei acidentes aqui”, afirma.
Com sua experiência ao volante, ele dribla bem a situação, mas reconhece que muitos têm dificuldades de se entender, já que há rotatória, semáforos, placas, sinais de solo, carros que vêm de cima, de baixo e dos lados.
Segundo ele, as ousadias ocorrem especialmente por parte dos motoristas que querem atravessar a Antônio Segre para seguir na rua Bandeirantes. “Tem uma sinalização horizontal orientando para que o motorista dê a preferência para quem desce, o que não acontece normalmente. Daí, complica tudo mesmo.”
A Setransp (Secretaria Municipal de Transportes) informou que está sendo elaborado um projeto de reconfiguração da geometria do local “A intenção é melhorar as condições de segurança para veículos e principalmente para os pedestres”.
Em nota, informa que o projeto e sua implantação deverá ser concluído nos próximos 90 dias. A secretaria informou ainda que esteve reunida coma a administração do Sesão para tratativas de segurança na entrada e saída dos alunos.
Ampliação da via
A comerciante Eni de Jesus, 37, está há um ano no local com uma banca de jornais. Ela disse que já recebeu orientações da prefeitura para que o seu comércio seja transferido dali, uma vez que a via (esquina da Antônio Segre com Ferroviários), será alargada.
“Minha banca ficará próximo do estacionamento onde param as vans”, afirma a comerciante. “Estou no aguardo de um documento para fazer a mudança.”
Semáforo fica mais tempo fechado do que aberto
O semáforo da avenida Antonio Segre para os motoristas que seguem sentido Vila Hortolândia ou no sentido contrário (Centro), fica fechado, em média, 1 minuto e 13 segundos. Já a passagem livre é de apenas 35 segundos.
160 mil
É o número aproximado da frota
de carros de Jundiaí em dezembro de 2010 segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). As motos ficaram em 35 mil unidades.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Chefe de quadrilha que furta latas de leite em pó é presa em Jundiaí
- Virada Cultural Paulista apresenta grandes nomes da música nacional e internacional em Jundiaí
- Homens são 40% dos voluntários em Festa Italiana de Jundiaí
- Exposição Vultos do Não Se Pode está na Galeria Fernanda Perracini Milani
- Acidente envolvendo dois veículos mata oito pessoas em Jundiaí