Jundiaí: Oposição promove palestra sobre o direito social ao transporte urbano e regional
terça-feira, 12 de abril de 2011Defensor da inclusão do transporte entre os direitos sociais previstos na Constituição, o engenheiro Lúcio Gregori, 72 anos, fala nesta terça-feira (12) no plenário da Câmara Municipal, às 19h, em evento do movimento Jundiaí Livre.
“É como saúde, educação, segurança, aposentadoria ou infância, todos previstos no artigo 6º da Constituição”, diz ele.
Para ele, que foi secretário em São Paulo na gestão de Luiza Erundina (de 1990 a 1992), é preciso inovar o assunto no país. Na palestra, em torno de 40 minutos, ele pretende mostrar que houve mudanças antes e depois do “boom” da indústria automobilística na década de 1960.
“O debate pode abordar mais as questões locais. O que pretendo é mostrar que o transporte individual repercutiu inclusive na forma como as cidades são formadas”, afirma.
Esse modelo econômico e cultural ficou insustentável. Por isso, Gregori defende que a discussão sobre mobilidade e as questões sociais: mais que o custo de metrô, VLT (veículo leve sobre trilhos) ou BRT (transporte rápido com ônibus), deve-se pensar as limitações de cada um e o melhor resultado.
“As dificuldades para o futuro já são conhecidas. São Paulo chegou a 7 milhões de veículos particulares, a lentidão é um custo no tempo dos moradores. É preciso repensar”.
Na visão do transporte público como direito social, o custo poderia até ser bancado por impostos em vez de tarifas. Mas esse extremo tem pouco espaço. “Na Aglomeração Urbana vai ser preciso discutir o tema”.
Questão ambiental colocou tema em nova perspectiva
Embora Gregori, morador há 14 anos em Jundiaí, não priorize o aspecto climático na fala, ele diz que é óbvio que sete milhões de veículos poluam mais que 15 mil ônibus em São Paulo, por exemplo. O modal rodoviário é o maior emissor de dióxido de carbono entre os meios de transporte do país.
Arte chega a Terminal Vila Arens a partir desta terça-feira (12)
No Situ (sistema de ônibus de Jundiaí), o terminal Vila Arens tem nesta terça-feira (12) às 16h o músico Divan Sax abrindo a temporada que segue até dia 28. Também fica no local a exposição “História da história em quadrinhos”, da Secretaria de Cultura.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí e mais 12 municípios assinam adesão ao SIL
- Greve para 40 por cento dos bancários de Jundiaí
- Seminário internacional debate o desenvolvimento de Jundiaí
- Faculdade de Medicina de Jundiaí inicia inscrições para o Vestibular 2012
- Prefeitura de Jundiaí leva apresentações de dança a cinco bairros da cidade