Jundiaí de olho nas pedaladas do futuro
terça-feira, 26 de junho de 2012O Jundiaí Clube ganhou um empurrão para montar uma equipe de ponta e resgatar o ciclismo na cidade. A entidade conseguiu a autorização do Ministério do Esporte para captar R$ 571 mil e, assim, tirar os planos do papel.
O presidente do Jundiaí Clube, Norival José da Silva, conta que a intenção é montar uma equipe com 30 ciclistas para competições nacionais.
“Temos pouco menos de um ano para ir atrás desse dinheiro pela Lei de Incentivo ao Esporte. Se a gente conseguir um centavo a menos já vai ter que repensar tudo”, conta. O prazo vai até junho de 2013.
Nori conta que a entidade começará, em agosto, a correr atrás de contribuintes dispostos a destinar uma parcela do Imposto de Renda ao projeto. Pessoas físicas podem doar até 6% do total do IR devido para os projetos da Lei de Incentivo e as jurídicas, 1%.
“Queremos o apoio do pessoal da região, está faltando uma equipe de elite aqui, independente da modalidade.”
Esperança
Ver Jundiaí como referência no cliclismo é o sonho de Israel Bernardi, grande nome da modalidade e um dos coordenadores do projeto do Jundiaí Clube junto com o técnico Edmilson de Souza Lima, o Deda. Segundo ele, o município tem tanto potencial quanto Pindamonangaba e São José dos Campos, que são referências no esporte.
“O que falta para nós é o dinheiro, porque talentos a gente consegue agregar fácil”, diz.
Uma prova disso é o ciclista Flávio Cardoso dos Santos, o “Baiano”, que começou a pedalar em Jundiaí em 2007 e hoje é um dos grandes nomes da equipe de Pindamonangaba.
Baiano foi segundo colocado geral na Volta Ciclística do Estado de São Paulo, em 2011, e também vice na Volta Ciclística de Goiás, na última semana.
“Sempre que dá entrevistas ele lembra que começou aqui. Isso mostra que nós temos potencial”, afirma Israel.
Atualmente, o ciclismo em Jundiaí tem apenas o apoio da prefeitura, que financia custos de viagens, equipamentos e alimentação.
Para conseguir uma equipe de ponta, Deda conta que é preciso um bom aporte financeiro, com condições de bancar salários, alojamentos e os treinos, que devem ser diários.
O treinador diz ainda que o projeto da equipe de rendimento do Jundiaí Clube pretende contar com 15 atletas de elite contratados e 15 atletas de base para a formação do esporte em âmbito local.
Atualmente, Deda treina dez ciclistas todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 20h, no Jardim Botânico. A equipe que foi campeã dos Jogos Regionais em 2009 e vice em 2010 e 2011. Ela está em fase de treinamentos intensivos para tentar trazer o ouro novamente, agora nas disputas em Avaré, no mês que vem.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí: Moradores da Agapeama se dizem cansados de reclamar com a CPFL para trocar poste
- Bomba explode e deixa um aluno ferido em escola de Jundiaí
- Estudo inclui Campinas, Jundiaí e São José dos Campos em macrometrópole paulista
- Baixa umidade deve deixar Jundiaí em estado de emergência
- Jundiaí: Miguel Haddad inaugura área de lazer no Copacabana, para resolver problema com entulho