Baixa umidade deve deixar Jundiaí em estado de emergência
quarta-feira, 31 de julho de 2013Jundiaí deve entrar nesta quarta-feira (31) em estado de emergência por conta do clima seco. A cidade deve registrar umidade de 13%, enquanto a mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 30%.
Além de Jundiaí, muitas cidades da região estão com a qualidade do ar comprometida. Sorocaba registrou 18% no meio da tarde desta terça-feira (30), índice que deve se repetir nesta quinta.
O médico otorrinolaringologista Hélio Brasileiro explica que a baixa umidade do ar prejudica principalmente as vias respiratórias e a pele. “A tendência é de que a pele fique mais seca. Além disso, o nariz, a garganta e os olhos ficam mais secos, além da dor de garganta ser agravada”, diz o médico.
Segundo o especialista, é preciso ficar atento à hidratação do corpo, já que no frio é comum sentir menos sede. “É fundamental hidratar as vias respiratórias bebendo muita água. Também é recomendado que se evite banhos muito quentes”, recomenda.
Outra recomendação importante é usar o filtro solar, porque em dias de baixa nebulosidade a radiação é elevada, segundo meteorologistas Somar.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Daesp fiscaliza ruídos em aeroportos de Sorocaba e Jundiaí
- Jundiaí: Motociclista morre em grave acidente de trânsito no Santa Gertrudes
- Programa de parcelamento auxilia morador de Jundiaí a quitar dívida
- Bandidos armados explodem três caixas eletrônicos em Jundiaí
- Jundiaí: Indústria cresce e tem alta de 4,51% na geração de empregos