Jundiaí: Vereadores rejeitam o tratamento de drogados pelo município
quarta-feira, 6 de abril de 2011Os vereadores rejeitaram nesta terça-feira (05) a Emenda à Lei Orgânica nº 92, que determinava a obrigatoriedade do município custear o tratamento de dependentes de drogas. Mas não foi uma discussão rápida e nem fácil. Além de reunião nos bastidores, muitos argumentos na tribuna, contra e a favor.
Todos os vereadores reconheceram o mérito da Emenda, que foi apresentada pelo vereador Durval Orlato (PT) ainda em 2009. Entretanto, a maioria defendeu que é preciso estudar mais o assunto para que não seja cometido algum equívoco.
A platéia não gostou. Ali estavam muitos representantes de pastorais e entidades que atuam na recuperação de d ependentes de drogas. Eles queriam a aprovação da Emenda, alegando que o município precisa fazer algo a respeito desse grave problema de saúde pública.
Para o presidente da Câmara, Júlio César de Oliveira, não é apenas o município que precisa fazer algo, mas toda a região. “Agora com a possibilidade de concretizarmos o Aglomerado Urbano podemos discutir o problema com toda a região”, apontou, revelando que pediu pessoalmente ao vereador Durval que pedisse um novo adiamento da votação para que essa discussão acontecesse.
Alguns vereadores complementaram lembrando que o município já tem uma carga pesada de investimento em Saúde e não pode carregar tudo sozinho, a exemplo do que faz no atendimento regional do Hospital São Vicente de Paulo. Além disso, nem foi feito um estudo para saber qual o impacto que o dispositivo provocaria nas contas municipais.
A Proposta de Emenda teve quatro votos favoráveis. Eram necessários 11 e dois turnos de votação.
O vereador Durval Orlato lamentou a rejeição mas disse que já ocorreram dois adiamentos e que a proposta era apenas uma diretriz e a Prefeitura poderia definir quanto seria investido e de qual maneira. Os representantes das entidades deixaram o plenário protestando contra a rejeição da proposta.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí: Ex-dependente devolve dinheiro a pessoas que enganou nos tempos de vício
- Polícia apreende produtos sem documentos para venda em Jundiaí
- Jundiaí: Dois ciclistas morrem atropelados na Dom Gabriel Paulino Bueno Couto
- Daesp fiscaliza ruídos em aeroportos de Sorocaba e Jundiaí
- Obra de ponte na marginal do Rio Jundiaí custará R$ 1 milhão a mais do que previsto