Sardinha representa 40% das vendas de peixes em Jundiaí
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011Cerca de 1,2 mil quilos de peixes é o volume de vendas mensal do comerciante Leandro Bernardo, 35 anos, por meio do projeto Pesca Econômica, da secretaria de Agricultura e Abastecimento da Cidade de Jundiaí.
Pescada branca, tilápia e cação são espécies bastante consumidas pelos jundiaienses de acordo com ele.
Mas a responsável por 40% das vendas é a popular sardinha. E o preço mais acessível – varia de R$ 4,90 a R$ 6,90 o quilo – não é a única justificativa para esse número expressivo.
“A sardinha tem um sabor muito característico, que não se compara com nenhum outro peixe. Além disso, é rica em ômega-3, que faz bem para a saúde”, explica o comerciante, que percorre os bairros Santa Gertrudes, Eloy Chaves e Maringá com sua banca todas as semanas, há quase 10 anos. “A proposta do projeto é alcançar bairros distantes do centro para oferecer peixe fresco e com preços populares”, completa.
Variedade
Na peixaria Fish, espécies consideradas nobres como o salmão e o linguado são bem vendidas. O preço do quilo de ambos gira em torno de R$ 39,90. Mas, nem mesmo no estabelecimento, frequentado por pessoas com alto poder aquisitivo, a sardinha perde a boa colocação no ranking de vendas – representa 35% do total.
Preocupação com a saúde
“Eu compro peixe toda semana há mais de dois anos. Criei esse hábito depois que procurei um nutricionista para me orientar com a alimentação saudável”, conta Elvira Pupo, 53. Além da sardinha, ela gosta da pescada branca, de camarão e de porquinho.
Já a comerciante Patrícia Alboleia, 36, prefere o cação porque não tem espinho.
“Em casa as crianças adoram, a gente come de duas a três vezes por semana”, disse, alertando. “Mas não adianta comer peixe frito, tem que ser assado ou grelhado”. Segundo ela, a preocupação com uma alimentação mais saudável e balanceada surgiu quando um de seus filhos ficou doente e precisou de cuidados especiais..
Fonte: Rede Bom Dia