Jundiaí: Moradores do Jardim Tamoio estão em alerta com possíveis desmoronamentos
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011À beira de um barranco, na varanda de sua casa, a dona de casa Aparecida do Nascimento, 53 anos, tenta se controlar à base de calmantes.
A cada pancada de chuva, ela tem uma triste constatação: a terra ao fundo de sua casa está descendo e as rachaduras, em um muro ao lado, subindo.
Seu medo é semelhante a de outros moradores do Jardim Tamoio, onde as chuvas tem provocado deslizamentos e onde pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas nas últimas semanas.
Moradora da rua Bastos, ela vê, do alto de sua varanda, a terra deslizar por seu quintal. Metros abaixo, outras casas recebem a terra que vem do alto. “Os moradores lá de baixo nos xingam, como se pudéssemos resolver”, afirma ela.
Abaixo de sua casa, ao lado do barranco, vive uma de suas filhas, o que faz o medo da mãe só aumentar.
Um de seus vizinhos, o pedreiro Sebastião de Almeida, 45, viu seu muro tombar. Até a tarde desta quinta-feira (13), parte desse muro permanecia segurado por bananeiras.
Na rua A, onde a terra do quintal de Aparecida está caindo, vive Leonildo Bacaro. Sua casa, na madrugada desta quinta, foi tomada por água, o que fez ele e sua família passar a noite em claro.
Em um corredor ao lado, o barro transformou o branco do piso em vermelho. Leonildo olhava para o fundo desse corredor, para o barranco e dizia lamentar estar vivendo no Tamoio.
Em uma casa ao lado da sua, o pedreiro Daniel de Oliveira, 48, mostrava alguns pontos críticos do barranco, cuja terra destruiu a casa de sua filha, que precisou deixá-la por ordem da Defesa Civil. Sua casa, afirmava ele, por enquanto não havia sido afetada, mas, como muitos outros, ele vive com medo.
Algumas famílias, para evitar os deslizamentos, estão comprando lonas para colocar nos barrancos. “Gastei mais de R$ 100 com essa lona”, afirma o pedreiro Sebastião, que, a cada olhada para o céu, pede por menos chuvas e por paz.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Shoppings "explodem" em Campinas, Jundiaí e São Carlos
- Trânsito causa acidentes graves em Jundiaí
- Virada Cultural Paulista apresenta grandes nomes da música nacional e internacional em Jundiaí
- Criminosos invadem mercado duas vezes em 48 horas em Jundiaí, SP
- Prefeitura de Jundiaí vai agir para que trânsito melhore no Sesão