Jundiaí: Indústria cresce e tem alta de 4,51% na geração de empregos
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011O setor industrial da Cidade Jundiaí registrou crescimento de 4,51% na geração de empregos em 2010 de acordo com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O índice da cidade ultrapassa a média de 4,47% do interior do Estado.
Os dois setores que mais admitiram foram os de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que teve alta de 1,54%, e de celulose, com aumento de 1,01% na criação de novos postos de trabalho.
Os números positivos, entretanto, não são motivo de comemoração de acordo com o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Jundiaí, Mauritius Reisky.
“Temos que considerar que o índice de 2010 tem como base um período pós-crise, esse crescimento era mesmo esperado”, afirma.
Segundo Reisky, o bom desempenho da indústria reflete apenas a recuperação do setor industrial após a crise econômica que começou no fim de 2008 e afetou bastante o setor em 2009.
“Se pararmos para analisar, os setores que registraram os mais altos índices de crescimento no ano passado, são os que foram mais afetados pela crise em 2009 – ou seja, aqueles que mais demitiram e agora estão se recuperando”, disse.
Projeções
O ano decisivo para o setor industrial será mesmo 2011, de acordo com o diretor do Ciesp, considerando que os índices de 2010 não ultrapassam os bons números do período pré-crise.
“Para 2011, já se espera que menos empregos sejam gerados, bem como o PIB seja inferior aos quase 8% de 2010”, contextualiza Reisky, justificando o menor crescimento com a estabilidade da economia, que é o que se espera.
Índice Estadual
A indústria paulista terminou o ano de 2010 com o melhor desempenho desde 2006. A alta foi de 4,74%.
114.000
Foi o número de postos de trabalho a mais no setor no Estado de São Paulo.
Demissões abaixo do esperado em dezembro
Em dezembro, a indústria eliminou 60.500 postos de trabalho (-2,34%) no Estado de São Paulo, menos do que era esperado para o período – por esse motivo, a variação com ajuste sazonal subiu 0,94% no mês.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Exportações de Jundiaí aumentam 3,9% em relação ao passado
- Defesa Civil de Jundiaí alerta para cuidados com queimadas em época de estiagem
- DETRAN do Poupatempo de Jundiaí já oferece serviços antes feitos somentes na Ciretran
- Jundiaí prorroga inscrições para membros do Conselho Tutelar
- Time de universidade americana chega à Jundiaí para intercâmbio de basquete