Jundiaí no contexto da Semana de Arte
quarta-feira, 28 de novembro de 2012O novo auditório da Biblioteca Pública Municipal de Jundiaí, no Complexo Argos, abriga hoje às 19h um diálogo sobre a cidade no contexto da Semana de Arte de 1922 e seus efeitos na cultura do país.
“Serão abordados aspectos da produção artística de personalidades como Haydée Mojola, Rachel Carderelli, Deolinda Copelli, Diógenes Duarte Paes e do grupo de teatro Taba de Pajé, bem como as visitas que fizeram a Jundiaí os poetas modernistas Guilherme de Almeida e Menotti del Picchia, e ainda o papel de agitadores culturais como Lydia Westin, Mano de Sousa e Picoco Bárbaro”, diz o escritor Luiz Haroldo Gomes de Soutello, que lança o livreto “Um Sonho de Arlequim e Um Beijo de Pierrot” no evento.
Entre os participantes, a poetisa e professora Sônia Cintra faz intervenção sobre as crônicas do extinto “Jornal de 2ª Feira” com convidados como Sandro Vaia e Celso de Paula.
Oásis
O evento organizado pela escritora Rosana Congilio Martins de Camargo, da Comissão Municipal de Literatura, tem entre seus objetivos mostrar que Jundiaí não era um “deserto cultural” nas décadas de 1920 e 1930 e que diversos escritores, músicos e artistas plásticos deixaram um legado para o florescimento dessas artes.
De acordo com Haroldo, vale lembrar que Diógenes era um desenhista que teve obras com circulação nacional em revistas como “A Cigarra” e Raquel Carderelli foi aluna de Villa–Lobos, além do uso do dialeto ítalo-caipira nas peças do grupo teatral Taba do Pajé, criado em 1931, que também encenou trabalhos inspirados em Del Picchia.
Noventa anos
O evento marca a passagem dos 90 anos da Semana de Arte, realizada pela elite da cidade de São Paulo com nomes depois lendários como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswaldo de Andrade e outros.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- JUNDIAÍ : Grupo de teatro Éos prepara para estrear “Amor à Sexta Potência” e comemorar 20 anos
- Programa de férias começam nesta segunda; oficinas são destaque
- Jundiaí se torna polo de genética animal
- Ponte Torta é tombada como patrimônio em Jundiaí
- Greve no transporte público faz aumentar carros nas ruas de Jundiaí