Cemitério Nossa Senhora do Desterro

Cemitério Nossa Senhora do DesterroO Cemitério Nossa Senhora do Desterro tem 137 anos. Os mausoléus espalhados pelas ruas e quadras retratam épocas distintas. Alguns são venerados como santos; recebem flores e velas com pedidos de milagres. Cerca de 10 mil sepulturas estão acomodadas entre as ruas e quadras. Edson Roberto Perusi é figura conhecida nas imediações do cemitério. Ele vigia os carros de quem estaciona na avenida Henrique Andrés há mais de 40 anos.

De acordo com dados do livro "A História de Jundiaí", editado pelo jornalista Geraldo Gomes Gattolini, o Cemitério Nossa Senhora do Desterro foi construído em 1870 e é considerado o mais antigo de todo o interior paulista. O velório só foi instituído cem anos depois. Um dos túmulos mais visitados é o do médico Domingos Anastásio* (1875 - 1938). Até hoje as pessoas depositam flores, velas e pedidos em torno do mausoléu.

A visita descompromissada ao cemitério revela arquiteturas refinadas em grandes túmulos, principalmente nas ruas localizadas mais próximas à entrada, reservadas aos mais abastados. Os considerados "pobres" na época eram enterrados nas quadras mais distantes.

Cemitério Nossa Senhora do Desterro
Avenida Henrique Andrés, 360 - Bairro: Vila Municipal - Jundiaí - SP - CEP 13201-049
(11) 4521-6092

Fonte: Wikipédia




  Sobre o EncontraJundiaí
Fale com EncontraJundiaí
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jundiaí no Facebook siga o Encontra Jundiaí no Twitter Encontra Jundiaí no Google+


Termos EncontraJundiaí | Privacidade EncontraJundiaí